top of page

Parque da Serra do Curral


Finalmente conheci neste fim de semana o Parque Serra do Curral, localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Se alguém tem medo de fazer a trilha sozinho, saiba que é bobagem. O parque é MUITO movimentado, e possui vigias ( muito bem informados) em alguns pontos.

Cheguei lá por volta das 10h30 da manhã, toda empolgadinha por poder fazer uma trilha dentro de BH. Mas fui surpreendida pelo porteiro que me informou que a trilha Travessia da Serra foi temporariamente interditada. De acordo com o site da prefeitura: "o motivo é a necessidade de fazer vistorias e estudos de segurança em toda a extensão do percurso, de 2.220 metros, entre os mirantes 3 e 8". Pois é, dei uma leve brochada. Mas já que tava ali, continuei na missão.

Logo de cara, senti uma paz imensa. Tinha um grupo fazendo Ioga. Fiquei ali admirando por um tempo aquele silêncio e tranquilidade. Depois iniciei a trilha.

Acabei conversando, no caminho, com uma família super animada. Fiquei surpreendida ao ver que idosos e crianças conseguem fazer o trajeto para o mirante. É cansativo, mas não é o fim do mundo não. Super de boa. Quando paramos no meio da trilha e olhamos para a vista que revelava a cidade, o senhor que estava ao meu lado disse tudo que definia aquela paisagem: "Bem que o Papa disse: É um Belo Horizonte". Ele se referia a frase dita pelo papa João Paulo II, em visita à Belo Horizonte em 1980, quando realizou uma missa campal na então praça Israel Pinheiro, que viria a ser rebatizada com o nome Praça do Papa. Rebeca também é cultura.

A sensação é de estar afastado da civilização. Você vê a cidade lá embaixo, no caos. Mas você tá ali, no meio da natureza, em paz. Bão demais da conta, sô.

Bom, acabei de subir para os ou outros dois mirantes, que revelavam uma vista mais linda ainda.

Percebi quem muitas pessoas frequentam o lugar para fazer trilha de bike ou mesmo pra fazer aquele corrida matinal! Ou seja, o parque possui mil e uma utilidades.

Esse é o ultimo mirante que é permitido ir.

Lá de cima dá pra ver o Mineirão e vários pontos de BH. E faz frio também. Um conselho de mãe: Vá agasalhado. A estrutura é boa: tem banheiro e bebedouro. De sede ninguém morre. Preferi fazer a volta pela estrada, e fui contemplada por mais paisagens bonitas.

E quando finalizei o passeio, esse vistante especial veio se despedir de mim! <3 Com essa cara triste, olhando pra baixo, me lembrando que no outro dia já era segunda. Filho da mãe.

Enfim, se você tá com pouca grana ou gosta de passeios que envolvam atividade física, ou mesmo tá precisando levar algum turista pra passear em BH, o Parque da Serra do Curral é uma boa opção! Seguro, gratuito e possui uma paisagem mara!

Endereço: Avenida José do Patrocínio Pontes, 1951 - Mangabeiras Telefone: 31 3277-8120 Site: http://www.pbh.gov.br/parques Horário de Funcionamento: de terça a domingo das 8h às 17h (entrada até as 16h)

Entrada gratuita.

Aproveita, dá uma olhadinha lá no canal e SE INSCREVA para receber sempre dicas de viagens!

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page