top of page

O QUE FAZER EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS (MG)


Outra cidade que levo no coração: São Thomé das Letras, que fica localizada no sul do Minas. O lugar é muito místico! É comum você ver estátuas de bruxas e duendes espalhadas por todo o canto! Já faz um tempo que fui: 1 ano mais ou menos! Mas vale a pena a lembrança!

Em alguns pontos a sensação é de estar em outro país! As pedras formam ruas, casas, pousadas, lojas... Ao andar pela cidade ( que quase parece um vilarejo), você vai encontrar hippies e turistas. Mas o que mais me chamou a atenção foram as pessoas que já vivem lá desde crianças.

Não vou dizer que foi o São-Tomeense legítimo, porque isso é um pouco mais difícil de achar. Durante a conversa com uma garota, moradora da cidade, ela revelou que quase ninguém nasce em São Thomé porque a cidade não tem hospital, então os partos são feitos na cidade de Três Corações, que fica a cerca de 40 km de lá.

Mas não importa esse detalhe. Pra mim é como essas pessoas tivessem realmente nascido lá. Seu eu fosse descrever o São-Tomeense legítimo, eu diria que é um típico mineiro do interior que não termina as palavras e usa o diminutivo: "cafézim", "bonitim". E que ainda tem o "r" puxado ao falar "porta" e "portão", talvez por ficar tão perto de São Paulo. Que faz questão de ajudar uma pessoa perdida entre as ruas ( e que ruas!), duendes e fadas: " a pousada fica ali, depois da primeira, segunda, teRRRceira 'encruziada'"! Há, que delícia ouvir o sotaque de lá!

É artesanato que você quer @? Então toma! Brincos de pena, milhaaares de filtros dos sonhos, camisetas, tênis, vestidos confeccionados de uma maneira única! De uma criatividade e beleza ... a gente para. Fica olhando. Admira. tenta entender como foi feito. E se tiver o dinheiro no bolso, paga sem reclamar, porque merece o valor que tem! hahahha

Se você for em junho ou julho, se prepare: peguei 1° C lá nesse período! Não fui preparada pra tanto frio. Fui obrigada a comprar a toquinha peruana ( talvez o artigo que mais venda por lá). E não comprei por modinha: foi necessidade mesmo! Era quase impossível sair lá sem ela! Usei todas as blusas de frio que levei, tudo de uma só vez. Era comum ver as pessoas andando nas ruas se cobrindo com cobertores.

À noite, mesmo com frio, dá pra aproveitar os inúmeros barzinhos da cidade

que tocam música ao vivo, seja voz e violão ou banda de rock.

Se tiver sorte tem até show do Ventania.

Mas se você for em período de calor, se prepare para as mais lindas cachoeiras:

- Cachoeira da Lua

- Gruta de Sobradinho

- Cachoeira da Eubiose

- Vale das Borboletas

E por fim, os pontos mais famosos de lá:

Casa da Pirâmide

Pedra da Bruxa

Cruzeiro

Pôr- do-sol

As pessoas se reúnem no fim do dia, na Casa da Pirâmide, para aplaudir o pôr-do-sol. É tanta gente esperando o espetáculo que se torna um evento de uma energia sem igual. Talvez esse seja o momento mais especial que vivi lá...

Assista também o vídeo que fiz contando minha experiência em São Thomé das Letras:

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page