top of page

Hospedagem na Praia do Peró, em Cabo Frio (RJ)

Atualizado: 19 de jun. de 2020

Tem um lugar em Cabo Frio ( RJ) que eu sempre quis conhecer! Vi uma foto certa vez e fiquei encantada! Era uma menina numa janela de um container que era usado como quarto de um hostel. Imagina a minha curiosidade?

Não deu outra: peguei a minha mochila, um uber e fui ( porque fica no bairro da Ogiva, próximo à praia do Peró que é um pouco fora de mão pra quem está em Arraial do Cabo, como é o meu caso ).




Quando cheguei lá pra fazer contato com o a administração do HOSTEL CONTAINER, a fim de fazer o registro pra vocês , veio a minha surpresa REAL: cara, o lugar é todo sustentável! TODO ! Da água da piscina, decoração, esgoto , tudo!


CONHEÇA O HOSTEL CONTAINER


1 . QUARTOS DE CONTAINERS


Os quartos são de containers marítimos, que têm vida útil longa (em média 92 anos) mas só podem ser usados no mar por 8 anos. Ou seja, o que seria jogado fora é reaproveitado! Além de receber isolamento térmico e acústico, eles ainda possuem ar-condicionado. Olha, eu visitei lá em um mês de fevereiro e mesmo com o ar desligado, não senti calor lá dentro. A decoração é simples, porém lindinha! Tem quartos coletivos e de casal !




2. DECORAÇÃO


Tudo foi reaproveitado de entulhos de obra: portas, janelas, assoalhos dos pisos das varandas, decks, luminárias, bancadas de pia, cubas, vasos sanitários, foram recondicionadas e reaproveitadas. E assim ganharam prolongamento de sua vida útil evitando que fossem descartadas. As camas beliche, foram enviadas ao marceneiro peças de madeira de demolição. Os guarda-roupas são feitos de retalhos das paredes de containers. Pallets com plantas nas paredes, carretéis de fios como mesas e até as botas e capacetes que os trabalhadores, gaiolas e demais objetos foram usados na decoração.



3. RECICLAGEM DA ÁGUA


Toda água de chuva e águas cinzas ( águas que já foram utilizadas em chuveiros e lavatórios de banheiro) são captadas, tratadas e reutilizadas. Em diversos pontos você pode ver essas cisternas e centrais de tratamento. 





4. TRATAMENTO DO ESGOTO

O hostel utiliza um sistema ecológico de fossa feito com pneus velhos e bananeiras. O nome oficial é “BET - Bacia de Evapotranspiração”. Ou seja, é um sistema fechado que transforma (através de um filtro de areia, brita e vegetais) os resíduos em nutrientes para o solo. Não tendo efluentes e evitando a poluição do solo e do lençol freático.


5. AQUECIMENTO SOLAR


São utilizados aquecedores solares para o chuveiro.



GOSTOU DESSA IDEIA DE HOSPEDAGEM?


DÁ UMA CONFERIDA NOS DETALHES NO CANAL:






31 visualizações0 comentário
bottom of page